Pular para o conteúdo principal

TIPOS DE BRINQUEDOS PARA CADA FASE

O BRINQUEDO CERTO PARA CADA MÊS

Os brinquedos são uma excelente forma de estimular a criança, especialmente quando se adequam à sua etapa de desenvolvimento.
Os brinquedos são, para além de diversão, objetos de aprendizagem e meios divertidos que ajudam as crianças a explorar e a conhecer o mundo, a partilhar e a conviver com os seus pares.
Cada brinquedo é, ou deve ser, pensado para uma fase específica do desenvolvimento da criança por forma a estimular os seus sentidos, capacidades cognitivas e motoras e o gosto pela aprendizagem de forma natural.

Por norma, a informação da idade para a qual o brinquedo foi pensado consta na embalagem. Alguns vão mesmo mais longe e explicam as competências que pretendem ajudar a trabalhar.
A principal função do brinquedo deve ser a de ajudar a criança a crescer. Os brinquedos são um meio privilegiado para aprender, brincando. Enquanto se diverte, a criança desperta a sua curiosidade e vontade em aprender cada vez mais coisas sobre tudo o que a rodeia.

DO NASCIMENTO AOS 3 MESES DE IDADE:


Nos primeiros meses de vida, as brincadeiras e os jogos que pode fazer com o seu bebê são muito simples e gratificantes. Fazer caretas, agarrar o dedo, ouvir música enquanto o embala, cheirar diferentes objetos, brincar com os pés e com as mãos…
Abrace, mime e pegue ao colo o seu filho. Fale com o seu filho de forma carinhosa ao som de uma música calma ou de canções de embalar. Agarre o dedo, toque e beije o seu bebê enquanto o balança suavemente. Escolha brinquedos coloridos e brilhantes, de formas arredondadas, bola. Coloque um mobile sob o berço e apreciem as sombras, a música e o movimento oscilante das figuras.

DOS 3 AOS 9 MESES DE IDADE:

Os bebês descobrem as próprias mãos e estão mais alertas aos estímulos externos.
Brinquedos de borracha que estimulem e aliviem o desconforto que vem com o nascimento dos primeiros dentes. Brinquedos de borracha para apertar que ajudem o bebê a desenvolver as suas capacidades. Blocos para encaixar ou alinhar. Bolas, conjunto de chaves de plástico, fantoches. Livros de plástico específicos para esta faixa etária. Brinquedos com cores fortes, que emitam ruídos e sem peças pequenas que possam ser engolidas.  

DOS 9 AOS 12 MESES:

Brinquedos para a hora do banho; brinquedos de encaixe e com superfícies espelhadas; coisas para martelar, empilhar e desmontar; Brinquedos que emitam os objetos dos adultos e que produzam barulho (telefone, relógio, etc.). Livros com imagens coloridas.

COM 1 ANO DE IDADE:

Bonecos; brinquedos de empurrar; montar e desmontar; objetos com texturas, sons e cores variados; livros e álbuns de fotos com ilustrações dos familiares; escorregador, balanço.

Deixe seu comentário ou sugestão e compartilhe nas redes sociais.

*Fonte: Mãemequer 

Postagens mais visitadas deste blog

MANCHAS VERMELHAS PELO CORPO DO BEBÊ DESCUBRA O QUE PODE SER

ROSÉOLA: TUDO SOBRE A DOENÇA A roséola, também conhecida como roséola infantum ou sexta doença, é uma infecção viral. Geralmente afeta crianças entre os 6 meses e os 2 anos de idade, com a maioria tendo-o pela creche. Os adultos não são afetados com freqüência.

DORES NO PÉ DA BARRIGA PODE SER UMA GRAVIDEZ ?

DORES FORTES NO PÉ DA BARRIGA, O QUE SERÁ? Sim, dores no pé da barriga pode ser gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de que uma gestação está em andamento. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

QUEDA DE CABELO EM BEBÊS

MEU NENÉM ESTÁ FICANDO CARECA ! O QUE ESTÁ ACONTECENDO ? É normal os bebês perderem o cabelo nos primeiros seis meses. Isso acontece porque o ciclo capilar tem três fases: crescimento, repouso e queda.