Pular para o conteúdo principal

QUANDO O BEBÊ COMEÇA A MEXER ?

GUIA PARA AS GESTANTES 

Existe coisa mais deliciosa no mundo do que sentir o seu bebê mexendo? Para quem ainda espera por esse momento mágico da vida de um casal, pode imaginar o quanto gratificante é sentir os movimentos do bebê. Saber quando o bebê começa a mexer também pode tranquilizar ainda mais a mamãe, principalmente se for de primeira viagem.

Muitas mulheres querem saber com quantas semanas o bebê começa a mexer ou com quantos meses o bebê mexe,quando na verdade ele começa a mexer desde muito cedo. Já com 6 semanas, quando já é possível ser visualizado na ultrassom, podemos notar os seus movimentos.

A questão é quando a mamãe passa a sentir esses movimentos. A maioria das vezes não são movimentos tão evidentes como podemos pensar que seja ou só a sensação da barriga tremendo. Algumas mamães se assustam quando a gravidez chega a um determinado estágio e os movimentos ainda não foram identificados e é esse o segredo. Identificar os movimentos do bebê para uma mamãe de primeira viagem pode ser uma tarefa difícil, complicada pela falta de experiência.

Quando a Mamãe Sente o Bebê Mexer pela Primeira vez?

Normalmente a mulher consegue sentir o bebê mexer nitidamente pela primeira vez por volta da 18º a 21ª semana de gestação. Antes desse período os movimentos do bebê mais parecem umas tremidinhas, às vezes umas borboletas voando pelo abdômen.

Esses movimentos sutis anteriores a percepção de fato da mulher podem ser confundidos com movimentos que estamos acostumados no corpo, movimentos de gases e até mesmo dos órgãos internos e por isso podem passar despercebidos pela gestante.

É muito comum por volta das 12, 14 semanas a mulher sentir alguma coisa pulsando dentro do ventre, isso pode ser um sinal de que o bebê está soluçando! Afinal bebê com 3 meses de gestação mexe já bastante. Por volta da 18ª semana uma cócegas gostosa pode aparecer e às vezes e um impulso também, nessa fase sentir o bebê quando está deitada é mais nítido, mais fácil.

Lá para as 24 semanas (sexto mês) os movimentos ficam bem evidentes e da pra perceber há qualquer momento do dia mesmo estando em pé e desse momento até o final da gestação os movimentos vão ficando cada vez mais evidentes.
IMPORTANTE: Normalmente na segunda, terceira ou mais gestações os movimentos são mais claros, acho que pela experiência que a mulher pega nas gravidezes anteriores.

Dica Para Sentir o Bebê Mexer
Uma boa dica para quem quer muito sentir o seu bebê ou anda apreensiva quando a sua saúde é a seguinte: Após o almoço (se alimentar bem) e comer um docinho como sobremesa, a gestante deita de barriga para cima. Se puder ser na cama e sem travesseiro e com os pés para fora da cama, mais grudada a parede da barriga ficará ao útero e assim se tornará mais sensível aos movimentos.
O segredo dos movimentos do bebê é justamente esse, alcançar onde há sensibilidade para que a mamãe sinta. Como o bebê fica envolto a água e dentro do útero então a probabilidade de ter a sensação do movimento precocemente fica reduzida, ainda mais para mamães de primeira viagem.

Para o papai, os movimentos do bebê podem ser percebidos a partir da 25ª semana. Quando o bebê começa a mexer pode ser sentido pela mamãe e o papai pode ficar frustrado inicialmente, mas quando essa sensação de senti-lo vivo dentro do ventre da mamãe é uma emoção sem igual para o casal!
Para estimular os movimentos coloque uma boa música bem próximo a barriga, bebês gostam e até se lembraram disso depois do nascimento.  
Conversar com o bebê pode ajudar bastante a sentir o bebê mexer. O carinho é a melhor forma de interagir com seu bebê ainda dentro da barriga.

Deixe seu comentário ou sugestão e compartilhe nas redes sociais.

*Fonte: Trocando Fraldas

Postagens mais visitadas deste blog

DORES NO PÉ DA BARRIGA PODE SER UMA GRAVIDEZ ?

DORES FORTES NO PÉ DA BARRIGA, O QUE SERÁ? Sim, dores no pé da barriga pode ser gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de que uma gestação está em andamento. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

COM QUANTOS MESES A BARRIGA COMEÇA A APARECER

TEMPO QUE A BARRIGA DA GESTANTE COMEÇA A SE DESENVOLVER Ah, mas quando a gente pega o positivo já começa a acarinhar a barriga! Ainda não tem nada ali que dê para ver, mas parece que estamos no final da gestação de tanto orgulho que estamos nesta nova fase. Ficamos horas nos analisando no espelho e nos perguntando sempre, quando a barriga começa a aparecer na gravidez?

COMO O PAI PODE PARTICIPAR DA MATERNIDADE

AUXILINDO A MÃE DEPOIS DO PARTO Logo após o parto, é bem comum a maioria dos homens, ficar mais afastado do filho e da mãe. Ele se sente excluído e acredita que esse momento deve ser reservado apenas entre a mãe e o filho.
O pai não vê momento nenhum em que ele possa se encaixar, até porque a criança mama e dorme muito no início.